UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

09/07/2007 - 15h34

Aumenta volume de bônus emergentes em moeda local, afirma BIS

LONDRES, 9 de julho (Reuters) - Os bônus internacionais emitidos em moedas de mercados emergentes estão ficando mais populares entre os investidores, com volume cinco vezes maior do que há seis anos, afirmou o Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês) nesta segunda-feira.

Os bônus globais são títulos de dívida emitidos simultaneamente nos mercados internacional e doméstico em uma variedade de moedas e compensados de acordo com diversos sistemas transfronteiriços.

"Houve uma mudança substancial na escala e no padrão das emissões internacionais líquidas nos últimos anos", disse o banco em um relatório preparado pelo Comitê sobre o Sistema Financeiro Global.

"Ao emitir bônus em moeda local no mercado internacional, os emissores soberanos têm tentado tomar recursos dos investidores estrangeiros ao mesmo tempo em que mudam a composição cambial do portfólio da dívida."

Entretanto, as nações soberanas emitiram relativamente pouco esse tipo de bônus. O maior volume corresponde à África do Sul, com 2,1 bilhões de dólares, seguido por Brasil, com 1,4 bilhão de dólares, e México, com 1,2 bilhão de dólares.

O rand sul-africano foi a principal moeda escolhida para as emissões globais, seguido pela coroa tcheca e pelo real brasileiro.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host