UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

26/07/2007 - 15h45

ATUALIZA-Wells Fargo fecha negócio de hipotecas no atacado

(Texto atualizado com detalhes)

Por Jonathan Stempel

NOVA YORK, 26 de julho (Reuters) - A Wells Fargo <WFC.N>, segunda maior empresa de hipotecas dos Estados Unidos, anunciou nesta quinta-feira que fechará o negócio de empréstimos de risco no atacado, citando turbulências no mercado de crédito imobiliário.

A empresa vai encerrar as operações em Baton Rouge, no Estado de Louisiana, resultando na demissão de 170 pessoas, e em Des Moines, em Iowa, onde buscará novos cargos para 67 funcionários afetados.

A Wells Fargo, que é também o quinto maior banco dos EUA, afirmou que os empréstimos imobiliários de risco no atacado no ano passado representaram 1,6 por cento da sua carteira total de hipotecas residenciais, de 397,6 bilhões de dólares.

A companhia informou que continuará a oferecer empréstimos de risco diretamente a consumidores por meio das unidades Wells Fargo Home Mortgage e Wells Fargo Financial.

"Para o futuro próximo nós acreditamos que a turbulência contínua no setor de empréstimo (imobiliário) de risco resultará em retornos financeiros no atacado que não são proporcionais aos riscos inerentes desse negócio", disse apresidente da Wells Fargo Home Mortgage, Cara Heiden.

A Wells Fargo está reduzindo a exposição a empréstimos de menor qualidade em meio a um mercado de moradia em queda nos EUA, no qual os preços de habitação estão estagnando, os custos de empréstimo avançam e os tomadores de financiamentos são cada vez mais incapazes de pagar suas dívidas.

O banco vinha afirmando ser menos prejudicado pelas dificuldades no mercado do que muitos outros agentes, porque não pratica algumas modalidades de empréstimo que causaram perdas em toda o setor. No segundo trimestre, as receitas da Welss Fargo com hipotecas caíram 6 por cento, para 689 milhões de dólares.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host