UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

16/08/2007 - 08h19

Investidor procura refúgio com bola de neve de queda de ações

Por Sitaraman Shankar

LONDRES (Reuters) - As bolsas de valores da Europa iniciaram o dia em baixa, o iene subia, os rendimentos dos bônus dos governos caíam e todas as medidas de risco refletiam a aversão dos investidores nesta quinta-feira, em meio a um agravamento das preocupações com o crédito global.

Os papéis financeiros lideravam uma baixa de mais de 2 por cento na Europa, refletindo os temores sobre a exposição dessas empresas ao setor de financiamento imobiliário de alto risco dos Estados Unidos, o chamado subprime.

Na Ásia, a performance das ações foi a pior desde os ataques contra os EUA em setembro de 2001.

As praças seguiam a má performance das bolsas norte-americanas em meio a rumores de problemas de financiamento no principal concessor de hipotecas dos EUA, o Countrywide Financial .

Analistas disseram que os investidores estão sendo obrigados a vender ativos de alta qualidade para atender suas necessidades.

"As pessoas estão vendendo boas ações, vendendo ativos com liquidez porque elas podem", disse Justin Urquhart Stewart, do 7 Investment Management.

O iene atingiu pico em cinco meses ante o dólar. O índice de ações mundiais MSCI recuava 1,66 por cento.

Mostrando que já não é mais tão visto como um ativo seguro, o ouro caía 4,10 dólares a onça. O petróleo também recuava, em Londres e em Nova York.

Nos mercados emergentes, o índice EMBI+ do JPMorgan subia 13 pontos.

Os futuros de Wall Street operavam em queda, indicando uma abertura fraca para este pregão.

(Colaborou Sujata Rao; edição em português 5511 5644 7729)

Hospedagem: UOL Host