UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

07/09/2007 - 10h27

Para Greenspan, turbulência é idêntica às de 1987 e 1998--WSJ

NOVA YORK, 7 de setembro (Reuters) - O ex-chairman do Federal Reserve Alan Greenspan afimrou que a atual turbulência do mercado financeiro é "idêntica", em diversos aspectos, àquelas ocorridas em 1987 e 1998, segundo a versão online do Wall Street Journal nesta sexta-feira.

"O comportamento do que estamos observando nas últimas sete semanas é idêntico, em muitos aspectos, ao que vimos em 1998, ao que vimos na crise do mercado de ações em 1987", afirmou Greenspan, de acordo com o jornal norte-americano.

O comentário de Greenspan foi feito na quinta-feira, durante um evento em Washington organizado pelo Brookings Papers on Economic Activity, um jornal acadêmico, segundo a reportagem.

Greenspan, chairman do banco central norte-americano de 1987 a 2005 e atualmente trabalhando como consultor, disse que os ciclos de expansão dos negócios são movidos pela euforia, enquanto os períodos de contração são fruto do medo, segundo o jornal.

Enquanto economistas tendem a pensar que os mesmos fatores regem tanto a expansão quanto a retração do mercado, "a fase de expansão da economia é bastante diferente, e o medo como suporte, como ocorre atualmente, é muito mais potente do que a euforia", disse Greenspan, segundo o Wall Street Journal.

O hedge fund Long-Term Capital Management administrava 100 bilhões de dólares em ativos em 1998, porém faliu durante a crise da dívida russa, provocando problemas em muitos mercados de derivativos.

Hospedagem: UOL Host