UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

21/09/2007 - 11h03

BOVESPA-Mercado opera em alta de 1% após IPCA-15 baixo

SãO PAULO, 21 de setembro (Reuters) - A Bolsa de Valores de São Paulo operava em alta na manhã desta sexta-feira, acompanhando a tendência do mercado europeu e norte-americano, após anúncio do IPCA-15 abaixo da expectativa e realização de lucros na quinta-feira.

Segundo o diretor da Novação, Carlos Alberto Ribeiro, "o pregão da quinta-feira foi um dia de descanso para o mercado". Para o analista, a tendência é que todo o problema oriundo da crise hipotecária norte-americana esteja se resolvendo.

"O pior já passou", pontua o diretor, que acrescentou que "a volatilidade continua, mas se nada grave for anunciado a tendência é manter o atual ritmo de alta".

O economista-chefe da Fator Corretora, Vladimir Caramaschi, também faz uma previsão otimista para o pregão de sexta-feira. "O IPCA-15 veio com uma queda boa (em relação ao dado anterior), abaixo do piso das expectativas do mercado. Por enquanto o dia começa positivo, a tendência é prevalecer a visão mais otimista no curto prazo".

O indicador de inflação teve uma forte desaceleração e subiu 0,29 por cento em setembro, ante alta de 0,42 por cento em agosto. Analistas consultados pela Reuters esperavam variação neste mês de 0,41 por cento.

Às 11h, o índice Ibovespa <.BVSP> avançava 0,91 por cento, a 57.422 pontos, com volume de 640,8 milhões de reais. No mesmo horário, o índice Dow Jones <.DJI> subia 0,56 por cento, a 13.844 pontos, enquanto o Nasdaq <.IXIC> tinha alta de 0,50 por cento e o S&P 500 <.SPX> registrava valorização 0,45 por cento.

As ações da Tele Norte Leste <TNLP4.SA> exibiam alta de 3,68 por cento, a 40,60 reais, após registrarem valorização mais de cedo acima de 5 por cento. A companhia adiou para 11 de outubro a data de leilão de compra de ações da Tele Norte Leste após conseguir acertar pacote de financiamento de 12,7 bilhões de reais.

O maior volume de negócios era movimentado pela Petrobras <PETR4.SA>, que avançava 1,78 por cento, cotada a 57,83 reais.

Hospedagem: UOL Host