UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

15/10/2007 - 08h01

Mercado digere alta em NY com agenda cheia pós-feriado

Por Daniela Machado

SÃO PAULO, 15 de outubro (Reuters) - A volta do feriado é de agenda cheia para os mercados brasileiros. Os ganhos em Wall Street na sexta-feira, dia em que o Brasil celebrou o dia da padroeira, podem dar gás extra à Bolsa de Valores de São Paulo, embora o exercício de opções imponha alguma volatilidade.

Os investidores também acompanham nesta segunda-feira mais uma sessão de recordes do petróleo, que superou us$ 84 por barril nas negociações em Nova York no final da semana passada, patamar mantido no início dos negócios desta segunda-feira, e um calendário recheado de resultados corporativos nos Estados Unidos.

Nesta sessão é a vez de o Citigroup anunciar seu desempenho. A semana prossegue com companhias de peso como Coca-Cola , JP Morgan , Google , 3M e Bank of America , entre outros.

No mercado norte-americano, as principais bolsas de valores avançaram no último pregão impulsionadas por uma proposta de aquisição no setor de softwares --da Oracle pela BEA Systems -- e dados que mostraram que os consumidores continuaram gastando.

O núcleo da inflação ao produtor (PPI, na sigla em inglês) também mostrou bom comportamento.

Os investidores "foram encorajados pelo aumento nas vendas do varejo", afirmou Todd Clark, diretor-gerente de ações da Nollemberger Capital Partners, em San Francisco.

As vendas cresceram mais que o esperado no mês passado, apesar das preocupações de que o desaquecimento no setor imobiliário pudesse nocautear o ânimo dos investidores.

O mercado brasileiro, que "estréia" novos horários por conta do horário de verão, monitora ainda uma pesquisa CNT/Sensus sobre o governo Lula e a opinião da população sobre se o mandato parlamentar pertence ao partido ou ao político.

Veja como encerraram os principais mercados que operaram na sexta-feira:

ADRs BRASILEIROS

O índice de principais ADRs brasileiros fechou em alta de 2,06%, aos 35.967 pontos.

GLOBAL 40

O título de referência dos mercados emergentes, o Global 40, manteve-se em 133,875% do valor de face, oferecendo rendimento de 5,597% ao ano.

RISCO-PAÍS

O risco Brasil recuou 3 pontos, a 158 pontos-básicos. O EMBI+ estava em 180 pontos-básicos.

BOLSAS DOS EUA

O índice Dow Jones subiu 0,56%, a 14.093 pontos. O Nasdaq avançou 1,21%, para 2.805 pontos. O índice S&P 500 exibiu alta de 0,48%, aos 1.561 pontos.

TREASURIES DE 10 ANOS

O preço dos títulos do Tesouro norte-americano de 10 anos, referência do mercado, caiu e o rendimento subiu para 4,69% ante 4,64% na quinta-feira.
Hospedagem: UOL Host