UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

27/05/2008 - 09h17

JURO-Projeções abrem em alta na expectativa de IPCA-15

SÃO PAULO, 27 de maio (Reuters) - As projeções de juros <0#2DIJ:> abriram a terça-feira em alta, na expectativa com a divulgação nesta semana de vários índices de inflação, assunto que não vem trazendo notícias positivas recentemente.

O contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) janeiro de 2010 subia de 14,45 por cento no fechamento da véspera para 14,49 por cento. O DI janeiro de 2009 operava estável a 13,19 por cento, pouco depois de atingir a máxima de 13,22 por cento.

"Os indicadores de inflação, com destaque para o IPCA-15 de maio, não devem contribuir para amenizar o quadro, o que deve contribuir para reforçar as apostas de aumentos mais agressivos da Selic e para aumentar o nervosismo do mercado futuro de juros", disse em relatório a cliente a diretora de câmbio da AGK Corretora, Miriam Tavares.

Na quarta-feira, serão divulgados o IPC-Fipe da terceira quadrissemana de maio e o IPCA-15 deste mês. O prognóstico para o índice da Fipe é de nova aceleração, a 0,96 por cento, ante 0,89 por cento na segunda quadrissemana, segundo sondagem da Reuters.

Para o IPCA-15, a expectativa é de uma taxa bastante similar à de abril, que foi de 0,59 por cento.

Na quinta-feira, sai o índice mais temido, já que em leituras recentes superou bastante as expectativas do mercado: o IGP-M. O índice deve fechar o mês de maio com alta superior a 1 por cento, ante a leitura de 0,69 por cento em abril.

(Reportagem de Vanessa Stelzer; Edição de Alberto Alerigi Jr.)

Hospedagem: UOL Host