! Encontro na Índia pode ser "passo importante" para Doha--EUA - 01/09/2009 - Reuters - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

01/09/2009 - 20h05

Encontro na Índia pode ser "passo importante" para Doha--EUA

Por Doug Palmer

WASHINGTON (Reuters) - Os Estados Unidos esperam que uma reunião de ministros de comércio esta semana em Nova Delhi ajude a impulsionar as conversas sobre comércio mundial para uma conclusão bem sucedida, disse uma alta autoridade de comércio norte-americana nesta terça-feira.

"Acho que a (reunião) ministerial desta semana pode ser um passo muito importante para o nosso objetivo da conclusão bem sucedida da rodada de Doha", disse a repórteres o representante comercial dos EUA, Ron Kirk, antes de partir para as conversas.

O objetivo das negociações de 3 e 4 de setembro, de acordo com a anfitriã Índia, é "reenergizar" as conversas de Doha, que já duram oito anos, e definir um prazo limite para que sejam encerradas.

"Creio que todos dividimos a convicção de que completar a rodada de Doha pode ser um elemento chave para ajudar o mundo a se recuperar da atual crise econômica", disse Kirk, referindo-se aos países que participam das conversas desta semana.

A lista inclui os cinco maiores participantes da rodada --EUA, União Europeia, Brasil, Índia e China-- assim como outros importantes membros da Organização Mundial de Comércio.

(Reportagem de Doug Palmer e Roberta Rampton)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host