! Fundo de pensão Previ pode ficar de fora da capitalização da Petrobras - 03/09/2009 - Reuters - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

03/09/2009 - 15h38

Fundo de pensão Previ pode ficar de fora da capitalização da Petrobras

Por Denise Luna

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O diretor de Participações da Previ, Joilson Ferreira, disse que ainda é cedo para afirmar se o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, o maior do país, participará da capitalização da Petrobras, por não possuir ainda dados suficientes para uma avaliação.

Maior acionista minoritário da estatal, com cerca de 2% do capital, a Previ tem hoje, por outro lado, uma superexposição em renda variável e poderia reduzir esse volume não participando da operação, afirmou ele.

"Vamos fazer um estudo para avaliar se é um bom negócio", disse Ferreira a jornalistas durante evento no Rio.

Questionado se poderia deixar de participar da operação com o objetivo de reduzir a exposição do fundo em renda variável, o diretor afirmou: "Seria, em tese, uma oportunidade".

Segundo as regras da Secretaria de Previdência Complementar, nenhum fundo de pensão no Brasil pode ter mais de 50% de seus investimentos em renda variável. A Previ tem cerca de 60% atualmente e precisa reduzir esse montante até 2012 para se adequar à legislação.

Segundo Joilson Ferreira, a entidade só participou da recente capitalização feita pela mineradora Vale para não perder a posição de controle na empresa.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host