! Negociações da Rodada de Doha serão retomadas este mês - 04/09/2009 - Reuters - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

04/09/2009 - 09h43

Negociações da Rodada de Doha serão retomadas este mês

Por Jonathan Lynn

NOVA DÉLHI (Reuters) - Ministros do Comércio concordaram nesta sexta-feira em relançar as discussões da Rodada de Doha da Organização Mundial do Comércio com negociações intensificadas neste mês, afirmou ministro de Comércio indiano, Anand Sharma, nesta sexta-feira.

Os negociadores chefes dos países da OMC se encontrarão em Genebra a partir de 14 de setembro, antes do encontro do G20 em Pittsburgh, para enfrentarem questões importantes nas conversas, agora em seu oitavo ano, com objetivo de completar a rodada até 2010, explicou ele.

"Chegamos a um acordo para intensificar as negociações", afirmou Sharma em conferência de imprensa depois de dois dias de conversas na Índia.

"Ocorreram avanços nesse encontro... O impasse sobre a retomada das negociações foi quebrado".

Líderes políticos pediram repetidamente nos últimos meses a conclusão da Rodada de Doha, iniciada em 2001, para ajudar os países em desenvolvimento a crescerem através da abertura do comércio, para ajudar o mundo a superar a crise econômica e combater o protecionismo.

QUESTÕES ABERTAS

O encontro em Délhi não se focou em nenhuma questão específica que continua aberta, como uma salvaguarda para ajudar os produtores de países pobres a lidarem com uma inundação de importações, ou propostas para eliminar os impostos em alguns setores industriais.

Isso ficará a cargo dos negociadores, mas Sharma se mostrou confiante que tais pontos serão resolvidos na mesa de negociação se assim os países desejarem.

As conversas serão retomadas a partir dos textos preliminares publicados em dezembro de 2008.

Isso deve oferecer um certo conforto aos membros da OMC, desde o Brasil até a União Europeia, que temiam que os Estados Unidos quisessem se desfazer do que já foi estipulado nos últimos sete anos, ameaçando o acordo.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host