! Eike Batista negocia adquirir fatia do Bradesco na Vale - 05/09/2009 - Reuters - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

05/09/2009 - 13h16

Eike Batista negocia adquirir fatia do Bradesco na Vale

SÃO PAULO (Reuters) - O empresário Eike Batista negocia uma oferta pela Bradespar, braço de participações do Banco Bradesco, uma iniciativa que lhe daria acesso ao grupo que controla a Vale, de acordo com o jornal Folha de S. Paulo deste sábado.

Segundo o jornal, Batista visitou o presidente do conselho de administração do Bradesco, Lázaro Brandão, no dia 19 de agosto para lhe entregar proposta de compra da Bradespar.

O jornal não diz como obteve a informação.

A Bradespar tem 17,5 por cento da Valepar, controladora da Vale. De acordo com a Folha, o negócio poderia superar os 9 bilhões de reais.

Os outros sócios na Valepar são Litel (de fundos de pensão liderados pela Previ) com 58 por cento, BNDESPar com 9,5 por cento e o grupo japonês Mitsui, com 15 por cento.

Nos últimos meses, a Vale se tornou alvo de críticas duras do governo devido aos esforços para amenizar os efeitos da crise econômica global.

De acordo com a Folha, Batista quis saber a opinião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva antes de fazer a oferta e teria recebido aval dele. O mesmo aconteceu com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e da Previ, Sérgio Rosa.

O jornal não diz se a oferta seria feita em dinheiro ou ações.

A Reuters procurou a assessoria de imprensa de Batista neste sábado, mas não obteve resposta. Fernando Thompson, porta-voz da Vale, disse que a empresa não vai comentar a reportagem.

As ligações feitas a Nilton Horita, porta-voz do Bradesco, também não foram respondidas.

(Por Guillermo Parra-Bernal e Camila Moreira)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host