! G20 aumenta exigência por capital de qualidade nos bancos - 05/09/2009 - Reuters - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

05/09/2009 - 11h53

G20 aumenta exigência por capital de qualidade nos bancos

LONDRES (Reuters) - Os líderes de Finanças dos países do G20 decidiram neste sábado apoiar um plano dos Estados Unidos para que os bancos detenham mais capital e de maior qualidade, resolvendo divergências sobre que normas adotar sobre o tema, segundo uma fonte do G20 afirmou à Reuters.

Surgiram divergências em uma reunião em Londres sobre a proposta dos Estados Unidos para mudar as regras sobre o quanto de capital os bancos tinham que manter como reserva, com alguns europeus dizendo que as mudanças já feitas nas normas do "Basel II" já contemplavam as proposições norte-americanas.

Um representante do Tesouro dos EUA disse, no entanto, que Washington está comprometido com o Basel II, e uma fonte do G20 afirmou que os franceses aceitariam as propostas norte-americanas sobre proporção de alavancagem e exigência de capital.

Sob as regras do Basel II, um banco deve reter pelo menos 8 por cento em capital, dos quais pelo menos metade deve ser em ativos Tier 1 como ações, da melhor qualidade. Desde a crise de crédito, os bancos se tornaram mais conservadores.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host