! Irã e Venezuela assinam acordo mútuo de US$760 mi em energia - 07/09/2009 - Reuters - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

07/09/2009 - 19h11

Irã e Venezuela assinam acordo mútuo de US$760 mi em energia

TEERÃ (Reuters) - A Venezuela e o Irã irão investir cada um 760 milhões de dólares nos respectivos setores de energia sob acordos assinados durante a visita do presidente Hugo Chávez a Teerã, informou o site do Ministério do Petróleo iraniano nesta segunda-feira.

O comunicado disse que a petrolífera estatal venezuelana PDVSA (Petroleos de Venezuela) vai investir 760 milhões de dólares no desenvolvimento da fase 12 do gigantesco campo de gás natural iraniano de South Pars, no Golfo Pérsico.

"Baseado no acordo, o Irã também se comprometeu a investir 760 milhões de dólares no desenvolvimento do campo de petróleo venezuelano de Dobokubi, assim como no desenvolvimento do Bloco 7 do campo de Ayacucho", disse o site do Ministério do Petróleo.

A Venezuela ainda prometeu exportar 20 mil barris de gasolina por dia para o Irã, acrescentou o site, dizendo que o valor será depositado em um fundo que será usado para financiar a venda de máquinas, tecnologia e outros serviços do Irã para a Venezuela.

O Irã é o quinto maior exportador de petróleo do mundo, mas suas refinarias não têm capacidade de dar conta da demanda doméstica de combustível, o que o obriga a importar mais de 40 por cento de sua gasolina. O país importa estimados 120 mil barris por dia.

Teerã, em atrito com o Ocidente por conta de seu programa nuclear, pode enfrentar sanções às suas importações de gasolina se uma solução diplomática não for encontrada.

Segundo a televisão estatal iraniana, Chávez teria dito que as exportações de gasolina devem começar em outubro.

(Reportagem de Hashem Kalantari)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host