! Bolsas da Ásia sobem e alcançam maior nível em um ano - 08/09/2009 - Reuters - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

08/09/2009 - 08h11

Bolsas da Ásia sobem e alcançam maior nível em um ano

Por Charlotte Cooper

TÓQUIO, 8 de setembro (Reuters) - As bolsas de valores da Ásia atingiram o maior patamar em um ano nesta terça-feira enquanto o ouro chegou aos 1.000 dólares a onça pela primeira vez em seis meses, em um sinal de preocupações dos investidores sobre a sustentabilidade da recuperação econômica global.

Os mercados da região não foram muito afetados pela falta de direção provocada pelo feriado nos Estados Unidos na véspera e avançaram em sua maioria.

O índice MSCI que apura o desempenho de mercados acionários da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão operava em alta de 1,7 por cento, às 7h57 (horário de Brasília), superando o maior patamar em um ano.

O ouro e os futuros norte-americanos do metal ambos avançaram para 1.000 dólares a onça, o maior valor desde fevereiro, refletindo preocupações sobre a recuperação da economia e temores de inflação de longo prazo.

Analistas alertaram que o volume da sessão foi baixo e que há uma tendência de que grandes consumidores asiáticos comecem a vender para aproveitar a alta dos preços.

"Eu não se vai ficar aí por um período particularmente longo. Meu palpite é que no final do ano o preço do ouro estará menor, provavelmente ao redor de 950 dólares a onça", afirmou David Moore, estrategista de commodities, no Commonwealth Bank of Australia.

Muitos investidores estão preocupados de que os mercados de ações avançaram à frente da recuperação global e temem que ela não vai criar empregos o suficiente e será difícil de ser sustentada assim que os estímulos governamentais cessem.

A bolsa de TÓQUIO encerrou em alta de 0,7 por cento, para 10.393 pontos. O mercado avançou quase 50 por cento em relação às mínimas atingidas em março, mas ainda está abaixo do patamar alcançado há um ano.

TAIWAN teve valorização de 1,24 por cento, a 7.313 pontos, atingido maior nível em um ano, diante de uma queda menor que a esperada nas exportações de agosto em relação ao mesmo período de 2008.

As ações em XANGAI avançaram 1,71 por cento, ganhando força no final de uma sessão iniciada com realização de lucros após cinco dias de ganhos.

SEUL teve valorização de 0,7 por cento, HONG KONG teve ganho de 2,14 por cento e CINGAPURA apurou ganho de 0,64 por cento. SYDNEY encerrou em alta de 1,56 por cento.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host