! Empregados da Petrobras e BR iniciam negociação salarial - 08/09/2009 - Reuters - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

08/09/2009 - 17h47

Empregados da Petrobras e BR iniciam negociação salarial

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Além de lidar com a CPI e com a discussão sobre o marco regulatório do pré-sal, a Petrobras terá no final desta semana que iniciar negociações salariais com seus empregados.

Na quinta-feira, a BR Distribuidora, braço de distribuição de combustíveis da estatal, dá a partida, iniciando as conversas com seus funcionários que reivindicam aumento salarial real de 11,4 por cento, baseado na variação do Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC) do período que vai se setembro de 2008 a agosto 2009, informou a assessoria do sindicato da categoria (Sitramico-RJ).

Além disso, os empregados da BR querem tíquete-refeição de 32 reais (hoje é de 27) e abono salarial em valor equivalente ao de uma remuneração correspondente ao mês de setembro de 2009, com piso mínimo de 2,5 mil reais.

Já os trabalhadores da Petrobras, que só devem começar a conversar com a empresa na próxima sexta-feira, querem aumento salarial de 10 por cento mais o rendimento do Índice do Custo de Vida (ICV), que segundo a assessoria da Federação Única dos Petroleiros (FUP) estaria em torno de 4,5 por cento.

"Ainda não fechou (o ICV), mas deve ficar por aí", explicou a assessora.

Segundo ela, os trabalhadores também vão reivindicar pagamento em dobro para feriados nas refinarias e terminais, que ainda não são contemplados com o benefício dado aos demais empregados.

(Por Denise Luna)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host