! Telefônica registra 2a pane em telefonia fixa em SP - 08/09/2009 - Reuters - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

08/09/2009 - 18h57

Telefônica registra 2a pane em telefonia fixa em SP

SÃO PAULO (Reuters) - Os serviços de telefonia fixa da Telefônica em São Paulo apresentaram interrupções nesta terça-feira, três meses depois que uma pane na rede causada por falha humana deixou telefones mudos no Estado.

Algumas chamadas para números fixos e celulares não se completavam, em dia em que a capital foi atingida por forte chuva.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou, por meio da assessoria de imprensa, que ainda está apurando o número de usuários e as regiões afetadas, mas adiantou que os usuários atingidos deverão ser ressarcidos pela Telefônica.

Assim como a agência, a operadora informou por meio de nota que está investigando o motivo das instabilidades no sistema, que foram registradas entre 11 horas e 12h10.

A Anatel, por sua vez, informou que a pane teve início por volta das 10h30 e o sistema só foi restabelecido às 14 horas.

A Telefônica informou no comunicado que "um conjunto de oscilações na rede de serviço de voz provocou dificuldades no completamento de chamadas para usuários da capital e cidades da Grande São Paulo".

O serviço na rede de voz, conforme a companhia, foi normalizado às 12h10, "havendo situações de instabilidade localizadas em uma pequena parcela de clientes residenciais, serviços 0800 e alguns clientes empresariais".

Serviços para o interior e litoral de São Paulo e o serviço de banda larga Speedy não foram afetados, segundo a Telefônica.

FALHA HUMANA

A falha ocorrida em 9 de junho foi causada por um erro cometido por uma equipe terceirizada de serviços contratada pela empresa. A Telefônica tem cerca de 11,6 milhões de linhas em serviço em São Paulo e, na ocasião, a Anatel informou que seguia "com extrema preocupação" os problemas na rede da empresa.

A agência acabou abrindo um procedimento administrativo após a pane de junho que pode culminar com uma sanção futura. Não há prazo previsto para uma conclusão da avaliação dos problemas, informou a assessoria de imprensa da autarquia.

A interrupção no serviço fixo desta terça-feira acontece pouco depois de a operadora ter recebido permissão da Anatel para voltar a vender acesso rápido à Internet, que havia sido suspenso no final de junho pela agência após uma série de interrupções ocorridas nos meses anteriores.

A permissão foi concedida depois que a empresa realizou medidas de estabilização do serviço e ampliação da capacidade de rede.

(Por Alberto Alerigi Jr. e Stella Fontes)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host