! Magna espera decisão da GM sobre Opel em até duas semanas - 09/09/2009 - Reuters - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

09/09/2009 - 17h35

Magna espera decisão da GM sobre Opel em até duas semanas

COLÔNIA (Reuters) - O grupo canadense de autopeças Magna espera que a decisão da General Motors

sobre sua unidade europeia Opel saia nos próximos dias ou em até duas semanas, disse o presidente do conselho da Magna nesta quarta-feira.

Frank Stronach faz seus comentários enquanto o conselho da GM continua a discutir internamente o que fazer com seu negócio europeu.

A GM está negociando a venda da Opel com a Magna e com a investidora financeira belga RHJ, e fontes com conhecimento das deliberações afirmaram à Reuters que a montadora norte-americana também considera agora manter a Opel.

"Tudo depende da vontade da GM de vender a Opel", disse Stronach nos bastidores de uma cerimônia de premiação em Colônia, na Alemanha.

A Magna ainda está bastante interessada na Opel e não tentaria adquirir outras montadoras caso o negócio não se concretize, afirmou.

O governo alemão afirmou no começo desta quarta-feira que espera que a GM pague o 1,5 bilhão de euros (2,2 bilhões de dólares) cedidos pelo Estado em empréstimos se a GM desistir de vender a Opel.

"Se a diretoria da GM decidir ficar com a Opel, nós condicionaríamos a decisão ao pagamento desse empréstimo", disse o ministro da Finanças alemão, Peer Steinbrueck.

O conselho da GM estava concluindo sua reunião de dois dias nesta quarta-feira em Detroit, nos Estados Unidos. A empresa já afirmou que haveria uma declaração formal ao final da reunião.

Os governos federal e estaduais da Alemanha fizeram o empréstimo no início do ano, para proteger a Opel contra a curta concordata da GM.

A frustração com a GM vem crescendo no governo alemão, que tem apoiado a proposta da Magna pela Opel por esperanças de que a empresa canadense proteja o maior número possível de postos de trabalho na Alemanha.

(Reportagem de Christoph Steitz, Jonathan Gould, Edward Taylor, e Matthias Sobolewski em Berlin)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host