! Wall Street tem 4o dia seguido de ganhos - 09/09/2009 - Reuters - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

09/09/2009 - 18h15

Wall Street tem 4o dia seguido de ganhos

Por Angela Moon

NOVA YORK (Reuters) - As bolsas de valores norte-americanas encerraram em alta nesta quarta-feira, com o índice Standard and Poor's 500 marcando seu melhor fechamento em 2009, à medida que ações de empresas dos setores industrial e tecnológico avançaram com o dólar fraco.

O Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, avançou 0,53 por cento, para 9.547 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq subiu 1,11 por cento, a 2.060 pontos. O S&P 500 ganhou 0,78 por cento, para 1.033 pontos.

O dólar, que caiu para seu menor nível em 2009, ajuda a tornar os produtos norte-americanos mais competitivos em outros mercados. Os papéis de companhias do segmento industrial se apreciaram, com os fabricante de equipamentos para construção civil Caterpillar subindo 3,07 por cento.

O dólar fraco parece ser o "novo catalisador" no mercado, disse o gerente de portfólio Chad Morganlander, da Stifel, Nicolaus, em Nova Jersey.

A queda da divisa norte-americana favoreceu a alta dos preços futuros do petróleo, permitindo que eles fechassem em 71,31 dólares o barril, e ajudou o ouro a ser negociado próximo de 1.000 dólares a onça.

As ações de tecnologia estiveram entre as maiores ganhadoras, com os papéis do Google valorizados em 1,2 por cento.

Contudo, o avanço do Nasdaq foi limitado pela Apple, cujas ações cederam 1 por cento. O presidente-executivo da empresa, Steve Jobs, apareceu em um evento da companhia após recuperar-se de um transplante de fígado. Alguns analistas ressaltaram quão magro Jobs, de 54 anos, paraceu.

O maior peso positivo para o Dow Jones foi a Boeing, cujas ações avançaram 2,1 por cento, depois de um executivo sênior afirmar que a fabricante de aviões espera que o tráfego aéreo global de cargas volte a crescer no próximo ano.

O banco de investimento Goldman Sachs elevou a recomendação para os papéis da Illinois Tool Works para "compra convicta" e aumentou o preço-alvo de componentes do Dow Jones como General Electric, United Technologies e 3M Co.

Os papéis da GE ganharam 2,6 por cento, enquanto os da Illinois Tool saltaram 5 por cento. O índice S&P para o segmento industrial ganhou 1,55 por cento, maior alta percentual entre os setores do S&P.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host