! Obama quer reforma financeira ainda em 2009, diz assessor - 11/09/2009 - Reuters - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

11/09/2009 - 20h21

Obama quer reforma financeira ainda em 2009, diz assessor

WASHINGTON (Reuters) - O presidente norte-americano, Barack Obama, deseja que o Congresso dos EUA aprove a reforma regulatória do sistema financeiro neste ano e estará envolvido pessoalmente para ajudar a avançar o projeto, disse nesta sexta-feira um de seus principais assessores para assuntos econômicos, Larry Summer.

Obama fará um discurso na segunda-feira em Nova York para lembrar a quebra do banco Lehman Brothers há um ano. Ele usará o evento para pressionar por mudanças que há tempos defende como necessárias para colocar a economia em base sólida para o crescimento.

Summers estabeleceu um processo amplo de medidas propostas por Obama. Instituições financeiras não poderão escolher seus reguladores, segundo ele, e devem enfrentar supervisão se forem capazes de afetar o sistema financeiro em caso de quebra.

Summers disse a repórteres acreditar que os comitês do Senado podem avançar na legislação, apesar do debate sobre a reforma do sistema de saúde, e disse que o presidente está preocupado com as medidas que estariam sendo enfraquecidas por lobistas.

Summers disse também que os EUA estão alterando o foco para recuperação econômica sustentada ao invés de resgates e notou que os níveis de desemprego --que o governo prevê chegar aos 10 por cento-- deverão continuar "inaceitavelmente altos" por vários anos.

(Reportagem de Jeff Mason)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host