! PIB japonês é revisto para baixo no 2o tri, para alta de 0,6% - 11/09/2009 - Reuters - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

11/09/2009 - 07h33

PIB japonês é revisto para baixo no 2o tri, para alta de 0,6%

TÓQUIO (Reuters) - O Produto Interno Bruto (PIB) japonês cresceu 0,6 por cento entre abril e junho deste ano em relação ao trimestre imediatamente anterior, segundo dado revisado ante a leitura preliminar de alta de 0,9 por cento.

Economistas esperavam a manutenção do ritmo do dado preliminar. A revisão deveu-se a uma maior queda nos estoques, movimento que os analistas viram como positivo, pois significa que as empresas estão limpando seus estoques mais rapidamente que o previsto.

O número revisado do PIB significa um crescimento anualizado de 2,3 por cento, ante uma leitura inicial de alta de 3,7 por cento.

O gasto com capital foi revisto para baixo para recuo de 4,8 por cento, ante queda preliminar de 4,3 por cento.

O Japão se juntou à Alemanha e à França no grupo dos primeiros países do G7 a deixar a recessão, embora tenha passado por contrações maiores do que as outras nações devido à queda acentuada na demanda de seus principais produtos de exportação, como carros e máquinas.

A economia da zona do euro recuou 0,1 por cento no mesmo período, mesmo com a surpreendente alta registrada nas duas maiores economias do bloco, enquanto os Estados Unidos contraíram 0,3 por cento.

(Reportagem de Hideyuki Sano e Tetsushi Kajimoto)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host