! Usiminas investe R$650 milhões para fazer aço do pré-sal - 11/09/2009 - Reuters - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

11/09/2009 - 18h16

Usiminas investe R$650 milhões para fazer aço do pré-sal

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Usiminas anunciou nesta sexta-feira que está instalando na usina de Ipatinga, em Minas Gerais, uma tecnologia que vai possibilitar a produção de aços mais resistentes para atender as necessidades dos equipamentos de exploração no pré-sal.

O investimento será da ordem de 650 milhões de reais.

O anúncio acontece no mesmo dia em que a Petrobras divulgou que vai iniciar a licitação de 28 sondas de perfuração em águas profundas que terão de ser construídas em estaleiros brasileiros. O primeiro pacote terá nove sondas.

Segundo a Usiminas, a nova tecnologia, utilizada no Japão por sua controladora Nippon Steel, ampliará o atendimento da empresa aos segmentos naval, de plataformas offshore e de tubos de grande diâmetro.

Denominada de "Resfriamento Acelerado de Chapas Grossas", a tecnologia possibilita a produção de chapas grossas com alta resistência, ideais para uso nesses setores, explicou a Usiminas em nota.

A previsão da siderúrgica é de que o equipamento entre em operação no terceiro trimestre de 2010, com capacidade de produção de 300 mil a 500 mil toneladas por ano. A prioridade será o atendimento ao mercado interno.

Além da Usiminas, apenas a ArcelorMittal, por meio da sua subsidiária Arcelor Tubarão, fornece chapas grossas no Brasil para a indústria naval, segundo informou o Instituto Aço Brasil (IABr).

(Por Denise Luna; Edição de Cesar Bianconi)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host