! Novo premiê do Japão indica Fujii para Finanças--imprensa local - 14/09/2009 - Reuters - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

14/09/2009 - 22h07

Novo premiê do Japão indica Fujii para Finanças--imprensa local

TÓQUIO (Reuters) - O primeiro-ministro eleito do Japão, Yukio Hatoyama, decidiu indicar o veterano legislador Hirohisa Fujii como ministro das Finanças em um gesto que deve apaziguar as preocupações dos investidores de que o governo irá inflar uma dívida pública já enorme, informou o jornal Nikkei.

Hatoyama assume na quarta-feira depois da grande vitória de seu Partido Democrata do Japão sobre o até então dominante Partido Liberal Democrático (PLD), levando ao poder um governo que promete colocar mais dinheiro nas mãos dos consumidores, cortar desperdícios e reduzir o controle dos burocratas na formulação de políticas.

Fujii, de 77 anos, serviu como ministro das Finanças em uma coalizão anti-PLD entre 1993 e 1994 e era visto pela imprensa japonesa como o mais provável para assumir a posição.

Mas alguns relatos da mídia mostram que a indicação encontra oposição do ex-líder do Partido Democrata Ichiro Ozawa, uma grande liderança política cuja influência sobre o novo governo levanta preocupações sobre uma possível força política rival que iria complicar as decisões políticas.

(Reportagem de Yoko Nishikawa)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host