! Volkswagen vê cada vez mais sinais de recuperação no mercado - 14/09/2009 - Reuters - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

14/09/2009 - 17h56

Volkswagen vê cada vez mais sinais de recuperação no mercado

Por Christiaan Hetzner e Edward Taylor

FRANKFURT (Reuters) - O presidente-executivo da Volkswagen, maior montadora da Europa, vê crescentes sinais de recuperação no mercado de automóveis. Embora acredite que o fundo do poço para as fabricantes de veículos tenha passado, ele alerta que a crise ainda não acabou.

"A difícil crise da indústria de automóveis ainda não acabou, mas há cada vez mais sinais de que já passamos o pior", disse Martin Winterkorn em discurso durante evento do setor nesta segunda-feira.

"A indústria pode ficar cautelosamente otimista", acrescentou.

A Volkswagen foi uma das empresas que mais se beneficiou do programa de troca de carros do governo alemão, concluído no início do mês, que impulsionou as vendas de automóveis no país --especialmente de modelos menores.

Winterkorn afirmou que as vendas do Grupo Volkswagen aumentaram 9,5 por cento em agosto, caindo apenas 2,1 por cento no acumulado do ano. O mercado global de automóveis diminuiu em 14 por cento entre janeiro e agosto.

Em agosto, a Volkswagen concordou em comprar uma participação de 42 por cento na endividada unidade de esportivos Porsche por 3,3 bilhões de euros (4,8 bilhões de dólares), como parte de um acerto de várias fases para integrar as duas empresas até o final de 2011.

O presidente do conselho da Porsche, Wolfgang Porsche, disse à Reuters durante o mesmo evento estar confiante de que o acordo será concluído até 2011, e que não vê quaisquer obstáculos à frente.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host