! Ações do Citi caem com temor de que governo venda fatia no banco - 15/09/2009 - Reuters - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

15/09/2009 - 13h12

Ações do Citi caem com temor de que governo venda fatia no banco

NOVA YORK (Reuters) - As ações do Citigroup caíam cerca de 5 por cento nesta terça-feira depois de matérias veicularem que o governo pode começar a vender sua fatia no banco sediado em Nova York.

O Citi, ansioso para se livrar do peso de uma participação pública expressiva em seu capital, está em conversações com autoridades no sentido de que o governo dos Estados Unidos venda parte das 7,7 bilhões de ações que detêm na companhia, disseram fontes próximas ao assunto.

Os investidores em geral têm recebido bem o esforço dos bancos de se livrarem da participação governamental feita durante a crise financeira. No entanto, a venda de um grande lote de papéis poderia pressionar a cotação das ações.

O tamanho de uma eventual venda ainda é incerto, uma vez que o governo poderia preferir manter o investimento, depois de ter dado mais de 45 bilhões de dólares para ajudar o Citi em 2008.

O periódico "The Wall Street Journal" informou que executivos do Citi estariam planejando uma venda de ações conjunta com o governo, na qual o governo emitiria 5 bilhões em ações novas, enquanto o governo dos EUA venderia parte da fatia de 34 por cento que tem no banco.

Consultado, o Citi evitou comentar o assunto.

O jornal americano afirmou que o Citi contatou uma autoridade estatal no último final de semana dizendo que a empresa queria iniciar discussões a respeito da venda das ações que o governo detém na instituição.

O governo teria bilhões de dólares de lucro se vendesse suas ações no Citi, uma vez que os papéis já subiram cerca de 40 por cento desde o anúncio da conversão da fatia do Tesouro dos EUA no banco em ações ordinárias.

(Reportagem de Steve Eder e Dan Wilchins)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host