! Iata prevê perdas maiores para companhias aéreas em 2009 - 15/09/2009 - Reuters - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

15/09/2009 - 16h53

Iata prevê perdas maiores para companhias aéreas em 2009

Por John Crawley

WASHINGTON (Reuters) - As projeções para companhias aéreas globais neste ano têm piorado, com uma importante associação do setor prevendo um prejuízo de 11 bilhões de dólares devido à pouca demanda de passageiros e de carga, que pressiona a receita.

"A situação da indústria continua pessimista", disse o diretor-geral da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês), Giovanni Bisignani, nesta terça-feira.

"Com a alta dos preços de combustível e a queda no rendimento, o recente otimismo em relação à economia global não tem se mostrado nos resultados do setor".

Em discurso a autoridades governamentais e corporativas, Bisignani afirmou que a retração dos últimos dois anos é pior que a crise financeira sofrida pelas linhas aéreas após os ataques de 11 de setembro, em 2001, em Nova York e Washington, quando o setor de viagens passou por uma forte queda.

"Esta não é uma crise de curto prazo", disse Bisignani ao anunciar projeções de quase 4 bilhões de dólares em prejuízos para 2010.

Sua associação estimou em junho que as linhas aéreas perderiam 9 bilhões de dólares em 2009, após terem sofrido um prejuízo de 8,5 bilhões em 2008.

As 230 companhias aéreas que compõem o grupo, com sede em Genebra, formam cerca de 93 por cento do tráfego aéreo internacional. Entre seus membros estão British Airways, Cathay Pacific, Emirates e United Airlines.

(Reportagem de John Crawley)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host