! AMR garante US$2,9 bi em recursos e ações disparam em Nova York - 17/09/2009 - Reuters - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

17/09/2009 - 15h13

AMR garante US$2,9 bi em recursos e ações disparam em Nova York

Por Kyle Peterson

CHICAGO (Reuters) - As ações da controladora da American Airlines, AMR Corp, saltaram até 25 por cento nesta quinta-feira, após a empresa anunciar a captação de 2,9 bilhões de dólares, e que iria mudar as rotas de aviões para locais mais lucrativos.

Os 2,9 bilhões de dólares, tanto em dinheiro quanto em financiamentos, ajudarão a AMR a pagar dívidas. A capacidade da empresa de mudar suas centrais nos Estados Unidos pode refletir o início de uma estabilização na demanda, após um ano fraco marcado pela recessão econômica.

As ações da AMR subiram em grande parte devido à melhora na situação de caixa da empresa, afirmou o analista do setor aéreo da Morningstar, Basili Alukos.

"Embora fosse uma das companhias aéreas mais bem posicionadas em termos de caixa, eles têm à frente diversos prazos para pagamento de dívidas", disse ele.

As ações registravam alta de 1,26 dólar, ou 17 por cento, para 8,61 dólares, às 15h09 (horário de Brasília) na bolsa de Nova York, após terem atingido os 9,21 dólares no começo da sessão.

Os ganhos superaram a valorização do índice de aéreas da Amex, que chegou a subir 3,8 por cento ante sinais de melhora na demanda, especialmente por serviços premium. O índice já subiu 26 por cento até agora, em setembro, sendo este o melhor mês para o setor desde julho de 2008, quando o índice registrou alta de 31 por cento.

Os 2,9 bilhões de dólares captados incluem 1 bilhão vindos do pagamento antecipado da venda de milhas ao Citigroup, além de outros 280 milhões de dólares em dinheiro vindos de um acordo de empréstimo da GE Capital Aviation Services, tendo como garantia aviões já comprados pela empresa.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host