! SEC promoverá reforma em agências de classificação de risco - 17/09/2009 - Reuters - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

17/09/2009 - 17h45

SEC promoverá reforma em agências de classificação de risco

WASHINGTON (Reuters) - As agências de rating deverão divulgar mais de seus históricos de classificações, e bancos deverão compartilhar os dados usados para classificar produtos financeiros com outras agências de crédito, sob novas regras adotadas por reguladores dos Estados Unidos nesta quinta-feira.

A Securities and Exchange Commission (SEC), agência reguladora do mercado de capitais norte-americano, aprovou as regras e propôs outras, em medidas para aumentar a regulação sobre a indústria de ratings, culpada por muitos por impulsionar a crise financeira ao ter dado boas classificações a títulos tóxicos baseados em hipotecas.

A SEC também votou em favor de proposta para pedir pareceres sobre se as agências de rating devem ou não ser classificadas como "especialistas" sob as leis de valores mobiliários, sujeitando-as, assim, a padrões mais rigorosos de responsabilidade.

A SEC afirmou que ainda não está propondo formalmente tal medida, e quer ouvir comentários sobre o possível impacto dela.

Além disso, a SEC propôs que seja exigido que bancos divulguem todas as classificações preliminares que recebam das agências de rating para produtos financeiros.

(Reportagem de Karey Wutkowski)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host