! G20 vai coordenar discurso sobre fim de estímulos, dizem fontes - 18/09/2009 - Reuters - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

18/09/2009 - 17h16

G20 vai coordenar discurso sobre fim de estímulos, dizem fontes

(Reuters) - Os líderes do G20 reunidos em Pittsburgh na próxima semana devem coordenar seus comunicados públicos sobre as estratégias de saída dos estímulos econômicos, afirmaram fontes do grupo nesta sexta-feira.

"Os líderes vão concordar em coordenar qualquer conversa sobre saída das estratégias à frente. Eles vão concordar em usar as palavras 'estratégia de saída' cada vez mais", disse uma fonte à Reuters sob condição de anonimato.

O termo "estratégia de saída" refere-se à retirada dos estímulos fiscal e monetário que injetaram centenas de bilhões de dólares na economia afetada pela crise.

Os mercados financeiros estão sensíveis a qualquer comentário sobre isso por parte dos países do G20.

A fonte acrescentou que o momento de retirada dos estímulos e formato dessa estratégia não serão discutidos em Pittsburgh, e devem ser deixados "mais provavelmente para discussões detalhadas na próxima reunião do G20 em cerca de seis meses".

As fontes disseram que as lideranças mundiais não devem discutir câmbio, em especial o papel do dólar como moeda de reserva, em Pittsburgh. "Isso é algo para um momento mais à frente e, certamente, não em território norte-americano", disse outra fonte do G20.

"Os líderes do G20 não vão discutir taxas de juros ou qualquer outro aspecto de política monetária na reunião. É uma discussão política sem a presença de bancos centrais."

A futura governança do Fundo Monetário Internacional (FMI) será discutida, mas não haverá conversas detalhadas sobre assuntos como direitos de voto e cotas, acrescentaram as fontes.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host