! CORREÇÃO-Meirelles: Moody's confirma que país sai antes da crise - 22/09/2009 - Reuters - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

22/09/2009 - 21h23

CORREÇÃO-Meirelles: Moody's confirma que país sai antes da crise

(Corrige 8o parágrafo para esclarecer que comentários são relativos a projeções de inflação, e não aos juros futuros)

SÃO PAULO (Reuters) - O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou nesta terça-feira que a elevação do rating brasileiro pela Moody's é o "selo" que confirma que o país sai da crise mais rápido e mais forte que outras economias.

"O Brasil foi classificado como um país vencedor, esta é uma frase forte," disse a jornalistas, referindo-se à justificativa da Moody's para elevar o Brasil a grau de investimento.

Meirelles destacou que a decisão da Moody's foi um reconhecimento da resposta acertada do Brasil à crise global. Além de elevar o rating, a Moody's atribuiu uma perspectiva positiva à dívida soberana do país.

"Esperamos movimentos semelhantes das outras agências, especialmente da S&P (Standard & Poor's). O mínimo que eles podem fazer é empatar o jogo," acrescentou.

A Moody's era a última das três principais agências de rating que ainda não classificava o Brasil como grau de investimento.

Meirelles acredita que a elevação do rating proporcionará uma melhora na qualidade dos investimentos de longo prazo no país.

Para ele, é natural que a Moody's ainda queira ver mais avanços no campo fiscal por ser uma agência "conservadora." Meirelles espera que a trajetória fiscal virtuosa seja retomada em 2010. "O governo já anunciou isso publicamente," afirmou.

Questionado por jornalistas, o presidente do BC comentou ainda que as expectativas de inflação do mercado já levam em conta os estímulos fiscais adotados pelo governo e frisou que elas estão abaixo da meta em 2010.

(Por Aluísio Alves; Edição de Bruno Marfinati)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host