! G20-Brown defende objetivos claros para crescimento - 23/09/2009 - Reuters - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

23/09/2009 - 17h15

G20-Brown defende objetivos claros para crescimento

Por Sumeet Desai

NAÇÕES UNIDAS (Reuters) - Os países do G20 devem sinalizar um novo acordo com o objetivo de deixar claro as metas sobre como as nações podem contribuir para um crescimento econômico global mais equilibrado, disse nesta quarta-feira o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown.

Em discurso para a Organização das Nações Unidas, Brown também disse que a recente recuperação econômica é frágil e ainda pode ser revertida. Ele afirmou ainda que os países precisam manter as atuais medidas de estímulo.

"Precisamos de uma coordenação econômica agora, à medida que navegamos em meio às incertezas da recuperação", disse ele. "Portanto, proponho que criemos um pacto por meio de um acordo no qual estejamos comprometidos com altos níveis de crescimento numa base equilibrada e sustentável."

Os Estados Unidos têm proposto uma nova estrutura buscando evitar que o deslize da economia global provoque os mesmos desequilíbrios que a têm golpeado por muito tempo.

Analistas disseram que há poucos elementos na estrutura proposta que farão as nações agirem, mas autoridades afirmaram que a crise financeira vem fortalecendo a ideia de uma ação conjunta para uma resolução dos problemas dela decorrentes.

"Nós temos que consolidar um pacto global em favor de empregos e crescimento", avaliou Brown. "Concordamos em maximizar a quantidade de medidas de estímulo, com um planejamento apropriado de estratégias de saída, para garantir que a recuperação não falhe e que nós não desmontemos o suporte a nossa economia prematuramente."

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host