! Ritmo de operações ainda não voltou ao nível de 2008,diz VisaNet - 23/09/2009 - Reuters - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

23/09/2009 - 11h51

Ritmo de operações ainda não voltou ao nível de 2008,diz VisaNet

SÃO PAULO, 23 de setembro (Reuters) - Apesar dos sinais de retomada da economia, o ritmo de crescimento das operações com cartões de crédito ainda não voltou aos níveis de 2008, afirmou o presidente da VisaNet, Rômulo de Mello Dias.

"Ainda não atingimos o mesmo ritmo do ano passado", disse Dias a jornalistas, após palestra a profissionais do mercado de capitais.

Em 2008, a companhia apurou um avanço de 28 por cento, enquanto no primeiro semestre deste ano, o crescimento recuou para a faixa de 22 por cento.

De acordo com o executivo, os efeitos da desaceleração econômica sobre as operações da companhia, a partir do quarto trimestre do ano passado, estão sendo amortecidos em parte pelo aumento de cartões de crédito e débito, em detrimento de outros meios como cheque e dinheiro.

Dias sinalizou que a companhia deve intensificar os esforços, em conjunto com bancos e lojistas, para ampliar o uso dos cartões. Segundo ele, pesquisas indicam que apenas 23 por cento dos portadores de cartões de débito sabem que ele pode ser usado para compras diretas em lojas.

Uma das estratégias neste sentido será ampliar o programa que permite aos clientes "sacar" dinheiro nas lojas, ao receberem troco de pagamentos feitos com cartões de débito em dinheiro.

(Por Aluísio Alves)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host