! BOLSA EUA-NY cai por temores com retomada e resultado da RIM - 25/09/2009 - Reuters - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

25/09/2009 - 18h15

BOLSA EUA-NY cai por temores com retomada e resultado da RIM

Por Ellis Mnyandu

NOVA YORK (Reuters) - As bolsas de valores dos Estados Unidos encerraram em queda pelo terceiro dia nesta sexta-feira, após números fracos e do mercado imobiliário. Além disso, resultados ruins da RIM, fabricante do BlackBerry, reduziram o otimismo com o setor de tecnologia.

O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, recuou 0,44 por cento, para 9.665 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq caiu 0,79 por cento, para 2.090 pontos. O Standard & Poor's 500 perdeu 0,61 por cento, para 1.044 pontos.

Os três índices tiveram a maior queda percentual semanal desde o início de julho. O Dow Jones perdeu 1,6 por cento, enquanto o S&P 500 caiu 2,2 por cento e o Nasdaq cedeu 2,0 por cento na semana.

Relatórios econômicos mostraram que as novas encomendas de bens duráveis nos Estados Unidos registraram o maior recuo em sete meses, enquanto as vendas de moradias novas em agosto cederam mais que as expectativas de Wall Street, levantando dúvidas sobre a força recuperação norte-americana.

Com o S&P 500 valorizado em quase 60 por cento diante das mínimas de fechamento em 12 anos vistas no início de março, a tolerância a dados econômicos menos robustos tem diminuído, à medida que investidores buscam justificativas para o forte rali nas ações.

Setores economicamente sensíveis patrocinaram a forte queda no mercado acionário, incluindo os segmentos de tecnologia, grandes manufatureiras, bancos, construtoras e algumas companhias de consumo.

Os papéis da Research In Motion despencaram 17,04 por cento, maior peso negativo no Nasdaq, um dia após a fabricante do BlackBerry divulgar uma receita trimestral abaixo das previsões de Wall Street e oferecer prognósticos decepcionantes.

"Os números sobre a saúde no mercado residencial e de bens duráveis não ancoram a tese de rápida recuperação", disse o vice-presidente de investimentos, David Dietze, da Point View Financial Services in Summit, em Nova Jersey.

"Precisamos ver alguns pontos nos dados que estejam nos levando para a direção certa."

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host