! UBS vê regulação mais rigorosa na Suíça como danosa - 25/09/2009 - Reuters - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

25/09/2009 - 16h51

UBS vê regulação mais rigorosa na Suíça como danosa

Por Emma Thomasson

ZURIQUE (Reuters) - O banco suíço UBS afirmou que novas regras de capital podem deixar a indústria financeira do país com uma desvantagem ante outros países, enquanto tenta reconstruir sua imagem após a atenuação das regras de sigilo bancário da Suíça.

"É perigoso para a competitividade internacional da indústria financeira suíça se as agências reguladoras na Suíça apertarem ainda mais e mais rápido do que em outros centros financeiros", disse o presidente-executivo do UBS, Oswald Gruebel.

Em discurso durante evento do KOF Swiss Economic Institute nesta sexta-feira, Gruebel afirmou que os bancos suíços terão mais trabalho para atrair clientes depois que a Suíça afrouxou suas rígidas regras de sigilo bancário que ajudaram a transformar o país no maior centro de ativos offshore do mundo.

"Se quisermos nos diferenciar de outros centros financeiros no futuro, teremos que nos concentrar mais no gerenciamento dos ativos que no passado", disse.

Gruebel recebeu bem a notícia de que a Suíça seria retirada da lista de paraísos fiscais após assinar seu 12o acordo de tributos na quinta-feira, antes da reunião do G20.

Ele afirmou ainda que os bancos suíços buscarão ampliar seus negócios na Ásia, onde a questão de impostos tem menos importância, acrescentando que negócios em outros países só seriam interessantes no futuro em mercados emergentes, uma vez que a Europa e os Estados Unidos fecham o cerco contra a evasão de impostos.

O UBS fechou um acordo sobre uma investigação do governo dos EUA no mês passado, concordando em entregar os nomes de 4.450 de seus clientes norte-americanos.

O banco enfrenta dificuldades para se recuperar da crise do crédito e da investigação dos EUA.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host