! Bolsas asiáticas sobem apesar da menor confiança nos EUA; Tóquio sobe 0,33% - 30/09/2009 - Reuters - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

30/09/2009 - 08h03

Bolsas asiáticas sobem apesar da menor confiança nos EUA; Tóquio sobe 0,33%

Por Umesh Desai

HONG KONG (Reuters) - As bolsas de valores da Ásia fecharam em alta na quarta-feira, deixando para trás uma queda na confiança do consumidor dos Estados Unidos enquanto o dólar australiano saltou para o maior patamar em 13 meses depois de dados de vendas no varejo em agosto melhores que o esperado.

O principal índice acionário da China subiu impulsionado pelos planos de aquisição do Industrial and Commercial Bank of China (ICBC), o maior banco do mundo em valor de mercado.

"Os dados de PIB e de resultados de empresas estão sendo atualizados, o valor das ações não está tão caro e o custo do dinheiro ainda está baixo. Nós estamos num bom momento", afirmou Khiem Do, diretor do grupo asiático Baring Asset Management.

Ele espera que o rali das ações se mantenha e que correções sigam moderadas pelo restante do ano.

A bolsa de XANGAI subiu 1,8 por cento, encerrando em alta de 0,9 por cento, a 2.779 pontos, depois que o ICBC informou que está fazendo oferta para comprar o ACL Bank, da Tailândia, por até 545 milhões de dólares.

Apesar disso, o indicador acumula perda de cerca de 7 por cento neste trimestre e está caminhando para a pior performance trimestral este ano, principalmente por conta de preocupações sobre um volume excessivo de ações no mercado.

O índice MSCI que reúne mercados da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 0,81 por cento, para 394 pontos, às 8h (horário de Brasília). O indicador segue para registrar o segundo trimestre consecutivo de ganhos.

No atual trimestre o índice acumula valorização de 21 por cento depois de alta de 32 por cento de alta no segundo trimestre. Antes disso, houve seis quedas consecutivas.

A bolsa de TÓQUIO fechou em alta de 0,33 por cento, a 10.133 pontos, com investidores hesitantes em assumir posições antes da divulgação de uma série de dados econômicos e do fim do primeiro semestre fiscal do Japão.

"O mercado está dominado pelos fluxos de final de trimestre ... e está temporariamente sem uma uma direção clara", afirmou Tsutomu Soma, diretor na Okasan Securities.

Em SEUL, a bolsa encerrou em baixa de 1 por cento. HONG KONG teve perda de 0,28 por cento e TAIWAN, registrou alta de 1,07 por cento.

CINGAPURA avançou 0,35 por cento e SYDNEY fechou em queda de 0,2 por cento.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host