! NY inicia 4o tri com pior queda diária em 3 meses - 01/10/2009 - Reuters - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

01/10/2009 - 18h51

NY inicia 4o tri com pior queda diária em 3 meses

Por Caroline Valetkevitch

NOVA YORK (Reuters) - Os índices Dow Jones e Standard and Poor's 500 tiveram nesta quinta-feira a maior queda diária em três meses, depois que relatórios econômicos piores que o esperado alimentaram temores sobre a força da recuperação da economia.

O Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, recuou 2,09 por cento, para 9.509 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq caiu 3,06 por cento, para 2.057 pontos. O S&P 500 perdeu 2,58 por cento, a 1.029 pontos.

O recuo ocorreu um dia após os índices encerrarem o terceiro trimestre sob fortes ganhos, com Dow Jones e S&P 500 acumulando alta de 15 por cento frente ao trimestre anterior.

Ações consideradas sensíveis aos ciclos da economia estiveram entre os piores desempenhos, incluindo papéis dos setores bancário e tecnológico. O índice de bancos KWB recuou 5 por cento, enquanto o de semicondutores cedeu 4,8 por cento.

Papéis de companhias aéreas também se depreciaram, com o índice que mede a performance do setor derretendo 8,3 por cento.

O indicador da atividade manufatureira nacional apurado pelo Instituto de Gestão de Fornecimento (ISM, na sigla em inglês) caiu em setembro ante a leitura de agosto. Embora o número ainda indique crescimento, ele veio muito abaixo das previsões de economistas consultados pela Reuters.

O ISM indicou que a atividade industrial caiu a 52,6, abaixo das estimativas (54,0) e do número de agosto (52,9).

Dados sobre os pedidos de seguro-desemprego também vieram piores que o esperado.

"Houve uma decepção com o ISM pela manhã. Ele não correspondeu às expectativas", disse Mike O'Rourke estrategista-chefe de mercados da BTIG, em Nova York.

"Com o fim do trimestre passado, muitas pessoas estavam realizando 'window dressing', e agora estamos vendo embolso de lucros", acrescentou. "Tivemos um extraordinário rali."

Window dressing é um tipo de operação na qual os admistradores de fundos vendem ações que não acompanharam um momento de alta e as substituem por papéis com bom desempenho.

Analistas afirmaram que as notícias se somaram à ansiedade para a divulgação do documento final sobre o mercado de trabalho relativo a setembro, mais importante relatório do mês, que sai na sexta-feira.

Foi o terceiro dia seguido de declínio das ações e a mais forte queda para o Nasdaq desde 22 de junho, exatamente antes de o mercado sofrer um modesto recuo. Todas as 30 componentes do Dow Jones terminaram no vermelho.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host