! G7 pressiona por fortalecimento da moeda chinesa - 03/10/2009 - Reuters - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

03/10/2009 - 15h56

G7 pressiona por fortalecimento da moeda chinesa

Por Brian Love

ISTAMBUL (Reuters) - O G7 pediu neste sábado à China que fortaleça o iuan, mas não indicou como pode superar a resistência chinesa a sugestão ou solucionar outras tensões sobre cotações de moedas.

Os ministros das finanças do G7 e bancos centrais afirmaram, em comunicado após encontro em Istambul, que Pequim deve fortalecer sua controlada moeda para ajudar a corrigir os desequilíbrios no comércio global, que foi culpado por abastecer a crise global.

"Nós agradecemos o contínuo compromisso chinês de se dirigir a uma taxa cambial mais flexível, que deve levar à contínua valorização do Renminbi em termos efetivos e ajudar a promover um crescimento mais equilibrado na China e na economia mundial", afirmou o G7.

Mas a China, apesar dos insistentes pedidos, manteve a moeda praticamente estável contra o dólar desde que a crise financeira global começou a piorar em 2008.

A China não deu sinais neste sábado de que irá atender às pressões do G7.

"Nossa política cambial é muito clara", disse à Reuters Yi Gang, vice-presidente do banco central chinês, que está em Istambul para o encontro do Fundo Monetário Internacional.

Ele pontuou que a política continuará para enfatizar a estabilidade.

Quando perguntado se a China tem sofrido mais pressões de outros países para deixar o iuan se valorizar, ele disse: "continuaremos nossa atual política".

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host