! Consumo interno e balança da Petrobras vão fechar 2009 no azul - 05/10/2009 - Reuters - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

05/10/2009 - 17h35

Consumo interno e balança da Petrobras vão fechar 2009 no azul

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O mercado interno de combustíveis vem se recuperando e a tendência é fechar o ano praticamente no mesmo nível de 2008, informou o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, que vê números também positivos para a balança comercial da companhia neste ano.

Segundo Costa, seja em valor ou em volume, a balança comercial da companhia este ano deixará o déficit de 2008 para trás. "O final do ano será extremamente positivo, seja em valor, seja em volume, e o valor será substancial", disse a jornalistas nesta segunda-feira, sem dar números.

Um dos fatores principais para maior arrecadação com a exportação, segundo Costa, é a redução do "spread" entre o petróleo pesado brasileiro e o tipo Brent, mais valorizado.

"Foi muito bom para nós, o 'spread' está muito pequeno, abriu uma janela muito boa para a gente", disse Costa sem revelar a diferença de preço entre os dois tipos de óleo.

O executivo citou ainda a redução da importação de diesel por causa da crise e a reforma nas refinarias brasileiras, que otimizaram a produção interna em cerca de 35 mil b/d.

"No ano passado, chegamos a importar 120 mil barris por alguns meses, e neste ano estamos comprando 30 mil b/d", explicou.

Outro fator determinante foi o desligamento das usinas térmicas este ano, por conta da grande produção de energia hidrelétrica, o que reduziu o consumo do combustível de maior peso na balança da companhia.

Sobre o mercado interno, Costa informou que as companhias aéreas estão se recuperando e "voltaram a comprar bastante querosene de aviação". Segundo ele, o consumo deve ficar igual ao de 2008.

"O gás natural e o diesel um pouco menos, mas o mercado está se recuperando", afirmou.

(Por Denise Luna)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host