! Dados dos EUA e da zona do euro elevam ações na Europa - 05/10/2009 - Reuters - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

05/10/2009 - 13h11

Dados dos EUA e da zona do euro elevam ações na Europa

LONDRES (Reuters) - As bolsas de valores da Europa terminaram em alta nesta segunda-feira, conforme dados melhores que o esperado nos Estados Unidos e na Europa ajudaram a impulsionar os bancos.

As ações do setor de telecomunicações foram incentivadas pelo anúncio de fusão entre a Telenor e a Alfa Group.

Dados do setor de serviços da zona do euro e dos Estados Unidos desta manhã acima das expectativas ajudaram a acalmar os nervos. Na sexta-feira, um relatório de emprego levantou temores sobre uma recuperação econômica global, o que puxou o índice europeu para a mínima em quatro semanas.

O indicador ainda está bem abaixo das máximas estabelecidas no final do terceiro trimestre, e investidores permanecem cautelosos à espera da temporada de resultados corporativos.

"Os investidores estarão atentos ao que as companhias preveem para o próximo ano. Eu acho que elas decepcionarão, então vamos ter um passo para frente, outro pra trás", disse Heinz-Gerd Sonnenschein, estrategistas de mercados acionários do Postbank, em Bonn.

Os bancos registraram os maiores ganhos, com Standard Chartered, HSBC, Barclays, Lloyds, Royal Bank of Scotland e BNP Paribas em alta de 0,2 a 4,1 por cento.

Papéis do segmento de telecomunicações tiveram oscilação positiva após um acordo da Telenor com a Alfa. Telefónica, BT Group e France Telecom avançaram de 1 a 3,5 por cento. As ações da Telenor dispararam 14,6 por cento.

Em LONDRES, o índice Financial Times fechou em alta de 0,71 por cento, a 5.024 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX ganhou 0,75 por cento, para 5.508 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 subiu 0,69 por cento, para 3.675 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib avançou 0,79 por cento, para 22.830 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 saltou 2,03 por cento, para 11.557 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 teve valorização de 0,69 por cento, para 8.411 pontos.

(Reportagem de Simon Falush)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host