! NY sobe por otimismo econômico e expectativa de lucros - 06/10/2009 - Reuters - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

06/10/2009 - 18h12

NY sobe por otimismo econômico e expectativa de lucros

Por Caroline Valetkevitch

NOVA YORK (Reuters) - As bolsas de valores dos Estados Unidos subiram nesta terça-feira, em meio a sinais de que a economia global está se recuperando e a um otimismo de que os resultados corporativos superem as estimativas.

O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, avançou 1,37 por cento, para 9.731 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq subiu 1,71 por cento, para 2.103 pontos. O Standard & Poor's 500 ganhou 1,37 por cento, para 1.054 pontos.

A Austrália tornou-se o primeiro país do G20 a elevar a taxa de juros desde o início da crise financeira, argumentando que o pior para a economia já passou.

O otimismo amparou ganhos em commodities ligadas ao setor de energia e outros, impulsionando ações de companhias petrolíferas e de recursos naturais. Exxon Mobil Corp subiu 1,6 por cento, um dos melhores desempenhos no Dow Jones.

O aumento do juro básico pelo banco central australiano "é, na minha opinião, uma confirmação de que as coisas estão melhorando", disse Kevin Kruszenski, chefe de operações da KeyBanc Capital Markets, em Cleveland. "É um bom termômetro sobre o que vai acontecer nessa parte do mundo."

Expectativas de uma recuperação dos lucros e receitas referentes ao terceiro trimestre também animaram o mercado. A temporada de divulgado de balanços começa a esquentar na quarta-feira, com a fabricante de alumínio Alcoa Inc. Os papéis da empresa avançaram 3,5 por cento.

"Acredito que a expectativa para este trimestre é de uma temporada de balanços razoavelmente positivos. No último período de resultados, cerca de 70 por cento das companhias superaram as estimativas", comentou Michael Sheldon, estrategista-chefe de mercados da RDM Financial, em Westport, Connecticut.

Uma vez que a economia tem mostrado alguns sinais de melhora desde os últimos balanços, é razoável pensar que os resultados corporativos devam vir melhores, acrescentou.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host