! Água e esgoto e vestuário aceleram alta do IPC-S a 0,25% - 08/10/2009 - Reuters - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

08/10/2009 - 08h16

Água e esgoto e vestuário aceleram alta do IPC-S a 0,25%

SÃO PAULO (Reuters) - A inflação pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) acelerou no começo deste mês, impactada pelo reajuste de tarifa de água e esgoto e pela alta de vestuário, que contrabalançaram uma queda maior dos custos de alimentos.

O indicador subiu 0,25 por cento na primeira prévia de outubro, ante elevação de 0,18 por cento em setembro, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta quinta-feira.

Os custos do grupo Habitação aumentaram 0,54 por cento na abertura do mês, ante avanço anterior de 0,41 por cento. A aceleração veio da tarifa de água e esgoto, que passou para alta de 1,97 por cento na primeira leitura de outubro ante 1,44 por cento em setembro.

Os preços de Vestuário aceleraram a elevação para 0,83 por cento na abertura do mês, contra avanço anterior de 0,42 por cento. A pressão veio sobretudo do item calçados.

Por outro lado, os preços de Alimentação tiveram queda maior, de 0,15 por cento na primeira prévia, ante baixa de 0,11 por cento em setembro.

As maiores altas individuais de preços na primeira prévia do mês foram registradas por batata-inglesa, gás de bujão, açúcar refinado, manga e taxa de água e esgoto.

(Por Vanessa Stelzer)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host