! BC britânico mantém juro e programa de ativos - 08/10/2009 - Reuters - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

08/10/2009 - 08h36

BC britânico mantém juro e programa de ativos

LONDRES, 8 de outubro (Reuters) - O Banco da Inglaterra manteve a taxa básica de juro no nível recorde de baixa de 0,5 por cento pelo sétimo mês consecutivo nesta quinta-feira, e informou que manterá o programa de compra de ativos, conhecido como "quantitative easing", de 175 bilhões de libras.

O foco agora mudará para a reunião de novembro, quando o comitê de política monetária terá novas estimativas econômicas, embora muitos analistas não esperem que o BC britânico mude sua política mesmo que a Grã-Bretanha possa agora estar saindo da recessão.

Mas uma considerável minoria de analistas ainda vê mais uma expansão do programa "quantitative easing", que injeta capital na economia, porque a recuperação está propensa a ser vulnerável.

O presidente do Banco da Inglaterra, Mervyn King, em agosto queria elevar o total do programa de "quantitative easing" para 200 bilhões de libras, mas junto com outros dois membros foi derrotado pelos demais integrantes do comitê.

Em qualquer que seja o caso, ainda é provável que a política se mantenha bastante afrouxada por meses, conforme os formuladores de políticas ao redor do mundo têm salientado que agora não é o momento para retirar o suporte extraordinário que aplicaram em suas economias em razão da crise financeira.

Esta quinta-feira marca o primeiro aniversário da surpreendente redução coordenada das taxas de juro por parte dos principais bancos centrais do mundo, medida adotada para impulsionar a confiança após o colapso do Lehman Brothers.

(Reportagem de Sumeet Desai)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host