! Salto no emprego da Austrália estimula debate sobre juro maior - 08/10/2009 - Reuters - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

08/10/2009 - 07h48

Salto no emprego da Austrália estimula debate sobre juro maior

SYDNEY, 8 de outubro (Reuters) - O emprego na Austrália aumentou mais que o esperado em setembro e a taxa de desemprego caiu, no que pode ser um surpreendente ponto de virada, abrindo caminho para mais altas de juros.

Nesta semana, o banco central australiano tornou-se o primeiro país do G20 a elevar a taxa de juro após a crise, enfatizando a performance de sua economia e alimentando o otimismo sobre a recuperação global. A taxa subiu em 0,25 ponto percentual, para 3,25 por cento.

O governo informou nesta quinta-feira que 40.600 empregos foram criados em setembro, contrariando a previsão dos analistas de fechamento de 10 mil vagas.

A taxa de desemprego caiu para 5,7 por cento em setembro, ante 5,8 por cento em agosto, novamente indo contra o cenário do mercado, que era de 6 por cento.

"Os dados de hoje aumentam a chance de a taxa de desemprego já ter atingido o pico, abaixo de 6 por cento, e reforça nossa visão de que o BC levará a taxa a 4 por cento até março do ano que vem", disse Scott Haslem, economista-chefe do UBS.

"De qualquer forma que você olha esse dado, ele é muito forte."

Após o movimento do BC, o mercado precificou uma chance de outra elevação em novembro e de que a taxa chegasse a cerca de 4 por cento até o fim do ano que vem. Agora, os investidores estão diminuindo esse horizonte.

(Por Wayne Cole)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host