UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

12/10/2009 - 09h51

Bolsas asiáticas recuam por receio com resultados do 3o tri

Por Eric Burroughs

HONG KONG (Reuters) - A maior parte dos mercados asiáticos fechou em baixa nesta segunda-feira, diante de receios de que os resultados do terceiro trimestre possam não vir dentro das expectativas. Os negócios foram limitados por conta de um feriado no Japão e com a maior parte dos mercados financeiros norte-americanos fechados por conta do feriado de Columbus Day.

O índice sul-coreano Kospi liderou o declínio entre as bolsas asiáticas e recuou 0,4 por cento, abatido por pesos pesados como Samsung Electronics e a siderúrgica Posco.

Alguns investidores começaram a ficar receosos acerca da temporada de resultados do terceiro trimestre, especialmente após dados econômicos dos Estados Unidos nas últimas semanas terem sugerido que a recuperação de uma profunda recessão pode estar perdendo força.

"As ações devem permanecer voláteis por algum tempo, enquanto investidores cada vez mais querem confirmar com seus próprios olhos se os resultados ficarão dentro do esperado", disse Hong Soon-pyo, analista da Daishin Securities em Seul.

Os resultados dos principais bancos norte-americanos nesta semana e de algumas companhias são vistos como fundamentais para a verificação da sustentabilidade do rali de sete meses das bolsas.

O índice MSCI que reúne ações da Ásia-Pacífico mergulhou 0,23 por cento, com papéis do setor financeiro liderando as perdas. No ano, contudo, o índice acumula alta de 62 por cento.

Os índices acionários mostraram comportamento misto na região, com o MSCI para a Índia subindo mais de 2 por cento e o de Cingapura ganhando 1,12 por cento.

As ações da Posco, quarta maior siderúrgica do mundo, recuaram 0,7 por cento, enquanto investidores aguardam os resultados da companhia.

Na China, as ações devolveram parte dos ganhos exibidos mais cedo, diante de preocupações com o impacto que as ofertas iniciais de ações (IPO, na sigla em inglês) terão no mercado, o que ofuscou o otimismo com medidas do governo central.

O índice Hang Seng caiu 0,93 por cento.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host