UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

12/10/2009 - 13h04

Philips eleva otimismo do mercado e bolsas europeias sobem

LONDRES (Reuters) - O principal índice de ações da Europa terminou em alta nesta segunda-feira, com a gigante holandesa Philips ajudando a reforçar a confiança dos investidores na temporada de resultados do terceiro trimestre, ainda em seu início.

O índice FTSEurofirst 300, referência das principais ações europeias, subiu 0,7 por cento, para 1.005 pontos, maior fechamento desde 23 de setembro.

O indicador acumula alta de mais de 55 por cento desde sua baixa histórica em 9 de março, conforme os investidores ficam mais confiantes com as perspectivas da economia global.

As ações da Philips subiram 7,7 por cento após a empresa apresentar resultados melhores que o esperado, com a maior fabricantes de produtos eletrônicos da Europa colhendo os benefícios de medidas de corte de custo.

"Os resultados de empresas como a Philips são importantes, e outras empresas também estão apresentando lucros decentes", afirmou Franz Wenzel, estrategista na AXA Investment Managers, em Paris. "É a base da reestruturação, mas isso não é um problema nessa situação. Está ajudando ao mercado ganhar força".

Ele acrescentou: "As outras principais razões para o rali do mercado ainda estão em curso. A macroeconomia está melhorando. E, importante, ainda temos ampla liquidez".

As ações de empresas de tecnologia também avançaram, com a Siemens e a Nokia subindo 2,7 e 2,2 por cento respectivamente.

A Alcatel-Lucent cresceu 4,9 por cento, ajudada por uma melhora no rating pelo Societé Génerale, que elevou sua recomendação de "vender" para "manter".

Os bancos também tiveram um dia de ganhos. O Banco Santander, Deutsche Bank e UBS subiram entre 0,8 e 2,1 por cento.

Em LONDRES, o índice Financial Times fechou em alta de 0,94 por cento, a 5.210 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX teve oscilação positiva de 1,25 por cento, a 5.783 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 1,22 por cento, para 3.845 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib avançou 1,56 por cento, para 24.140 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 declinou 0,05 por cento, para 11.748 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 teve variação positiva de 1,06 por cento, a 8.842 pontos.

(Reportagem de Brian Gorman)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host