UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

15/10/2009 - 18h08

IBM eleva previsões e divulga lucro trimestral maior

NOVA YORK (Reuters) - A IBM elevou nesta quinta-feira sua projeção de lucro anual e reportou um resultado trimestral acima das expectativas do mercado. O foco da empresa em negócios de software com margens melhores de rentabilidade e serviços ajudou a compensar os fracos gastos com tecnologia.

A IBM espera lucro por ação em 2009 de ao menos 9,85 dólares, ante estimativa anterior de no mínimo 9,70 dólares.

A gigante norte-americana de tecnologia teve lucro líquido no terceiro trimestre de 3,2 bilhões de dólares, ou 2,40 dólar por ação, acima dos 2,8 bilhões de dólares, ou 2,04 dólares, um ano antes. Analistas esperavam, em média, lucro por ação de 2,38 dólares, de acordo com a Thomson Reuters I/B/E/S.

A receita trimestral caiu 7 por cento na comparação anual, para 23,6 bilhões de dólares, embora tenha crescido 1 por cento ante o segundo trimestre. Wall Street esperava receita de 23,4 bilhões de dólares.

A companhia acredita que voltará a apresentar crescimento na receita na comparação ano a ano no quarto trimestre.

As ações da IBM, que subiram cerca de 24 por cento nos últimos três meses com esperanças de recuperação dos gastos com tecnologia, caíam 3,3 por cento, para 123,80 dólares, no pregão after-market na Bolsa de Valores de Nova York. Os papéis encerraram o pregão regular valendo 127,98 dólares.

(Reportagem de Ritsuko Ando)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host