UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

03/11/2009 - 20h08

Nasdaq e S&P 500 sobem com notícias sobre fusões, Dow Jones cai

Por Caroline Valetkevitch

NOVA YORK (Reuters) - Os índices Standard and Poor's 500 e Nasdaq terminaram em alta nesta terça-feira, com notícias de acordos entre empresas alimentando a visão de que a melhora na atividade de fusões e aquisições pode sinalizar fortalecimento da economia.

Mas o Dow Jones caiu após o rebaixamento do setor de tecnologia.

O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, recuou 0,18 por cento, para 9.771 pontos. Já o Nasdaq subiu 0,40 por cento, para 2.057 pontos, e o S&P 500 ganhou 0,24 por cento, a 1.045 pontos.

Os ganhos foram limitados pelo rebaixamento do setor de semicondutores por parte do Morgan Stanley.

O índice Dow Jones voltado para o setor de transporte avançou 5,3 por cento, depois que a Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, aceitou comprar a Burlington Northern Santa Fe numa operação que avaliou em 34 bilhões de dólares a empresa de tranporte ferroviário. As ações da Burlington saltaram 27,5 por cento.

O petróleo em alta ajudou o S&P 500, com o índice do setor de energia marcando ganho de 1,1 por cento.

Os preços futuros da commodity avançaram 1,47 dólar, ou 1,88 por cento, fechando a 79,60 dólares o barril.

Os papéis de tecnologia estiveram entre os de pior desempenho, depois que o Morgan Stanley rebaixou o setor, ao mesmo tempo em que reduziu sua avaliação para a Intel, argumentando que os estoques estão começando a crescer no segmento.

O índice de semicondutores PHLX perdeu 1,3 por cento.

"O próximo elemento positivo após os balanços é a atividade de fusões e aquisições, e temos visto algumas operações grandes", disse Tim Smalls, chefe de operações com ações da corretora Execution LLC, em Greenwich, Connecticut. "As pessoas acham que as empresas estão baratas."

Os papéis da Black & Decker dispararam 31 por cento, um dia após a Stanley Works afirmar que chegou a um acordo de compra da companhia. Os papéis da Stanley subiram 10,1 por cento.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host