UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

04/11/2009 - 13h44

Consumo de energia cai 0,6% em outubro ante igual mês de 2008

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O consumo de energia no Sistema Interligado Nacional em outubro caiu 0,6 por cento contra igual período do ano passado, para 53.781 megawatts médios, mas subiu 1 por cento em relação a setembro, informou o Operador Nacional do Sistema (ONS) nesta quarta-feira.

Segundo o ONS, frentes frias nas regiões Sul e Sudeste impediram um aumento maior de consumo, apesar de observada a retomada do consumo industrial no mês passado.

No subsistema Sudeste/Centro-Oeste, onde se concentra a maior parte das indústrias do país, a queda contra outubro do ano passado foi de 1,6 por cento, embora se verifique um aumento de 0,4 por cento em relação a setembro de 2009.

No subsistema Sul houve uma variação positiva de 2 por cento em relação a setembro e uma alta de 1,2 por cento contra outubro do ano passado.

O subsistema Nordeste registrou maior retomada na produção industrial, segundo o ONS, além de temperaturas mais altas, o que provocou aumento de consumo de 2,8 por cento ante setembro e expansão de 2,9 por cento em outubro na comparação com o mesmo mês do ano passado.

No subsistema Norte, onde estão concentradas indústrias eletrointensivas, principalmente do segmento de metalurgia e voltadas para o mercado externo, o consumo de energia continua em queda: 0,5 por cento ante setembro e 3,3 por cento contra outubro de 2008.

(Por Denise Luna)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host