UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

04/11/2009 - 16h22

CSN vê recuperação forte de preços de minério de ferro em 2010

SÃO PAULO (Reuters) - A Companhia Siderúrgica Nacional está trabalhando com um cenário de forte recuperação nos preços do minério de ferro em 2010, após uma redução de cerca de 30 por cento este ano por conta da crise internacional que abalou a indústria siderúrgica mundial.

A empresa, que deve consolidar suas operações de minério de ferro em uma única companhia no ano que vem, vende minério de ferro a preços de referência ("benchmark") e está registrando alta demanda de clientes, principalmente asiáticos.

A produção de minério de ferro da CSN no 3o trimestre somou 6,1 milhões de toneladas.

"Estamos bastantes otimistas com o mercado em 2010. O mercado está altamente demandado, tanto que os clientes estão pedindo navios (carregados com minério) adicionais", disse o diretor de mineração, Jaime Nicolato, em teleconferência com jornalistas nesta quarta-feira.

Segundo o executivo, que evitou fazer projeções precisas, a recuperação nos preços do minério de ferro brasileiro já está acontecendo.

O executivo citou como exemplo de demanda a China, que segundo ele deve encerrar 2009 com importação adicional de minério de ferro de 164 milhões de toneladas sobre 2008.

"Os estoques na China estão em 70 milhões de toneladas, o que dá para cerca de um mês de produção."

Os comentários foram feitos depois da empresa anunciar lucro líquido de 1,15 bilhão de reais no terceiro trimestre, apoiado em melhora operacional e ganhos decorrentes da venda de parte da unidade de mineração Namisa para um consórcio asiático em 2008. Para mais informações clique .

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host