UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

04/11/2009 - 17h35

Real está 20% acima de seu "nível de neutralidade", diz Barbosa

NOVA YORK (Reuters) - A moeda brasileira está cerca de 20 por cento de seu "nível de neutralidade", o que nem estimula, nem atrapalha o crescimento econômico do país, disse o secretário de Política Econômica, Nelson Barbosa, nesta quarta-feira.

Os comentários acompanham as preocupações de investidores de que o Brasil adote mais medidas para evitar a valorização do real após a aplicação no mês passado do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), imposto de 2 por cento sobre a entrada de recursos do exterior.

O nível de neutralidade de moeda do real varia de 2,10 a 2,12 reais por dólar, disse Barbosa a jornalistas em evento organizado pela Câmara de Comércio Brasileiro-Americana, em Nova York.

Ele enfatizou que o nível do real varia de acordo com os preços de commodities e não é alvo do governo, que se mantém comprometido com um regime de taxa de câmbio flutuante.

A taxa de câmbio da moeda estava a cerca de 1,72 real o dólar nesta quarta-feira, próximo ao seu nível mais alto em 14 meses, apesar do IOF.

O ministro da Fazenda Guido Mantega disse no mês passado que o governo estuda tomar medidas adicionais para conter a rápida valorização do real.

(Reportagem de Walter Brandimarte)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host