UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

06/11/2009 - 20h21

Light tem lucro menor, mas anuncia dividendo e recompra de ações

SÃO PAULO (Reuters) - A Light, distribuidora de energia no Rio de Janeiro, teve lucro líquido de 67 milhões de reais no terceiro trimestre, cerca de um terço do apurado em igual intervalo do ano passado, quando o lucro foi de 204 milhões de reais.

A receita líquida da empresa nos três meses até setembro ficou em 1,22 bilhão de reais, abaixo de 1,30 bilhão de reais na comparação anual.

A energia comercializada caiu para 419 gigawatts no terceiro trimestre, contra 433 gigawatts um ano atrás.

O Ebitda --sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação-- foi de 277 milhões de reais de julho a setembro, com margem de 22,7 por cento. Em igual período de 2008, o Ebitda foi de 359 milhões de reais, com margem de 27,7 por cento.

DIVIDENDOS E RECOMPRA DE AÇÕES

O Conselho de Administração da empresa aprovou em reunião nesta sexta-feira a distribuição adicional de 94,7 milhões de reais em dividendos referentes ao saldo no balanço do encerramento de 2008, ou 0,46 real por ação. As ações da empresa começam a ser negociadas "ex-dividendos" a partir do próximo dia 9 na bolsa.

Além disso, o Conselho decidiu iniciar um programa de recompra de ações de emissão da própria companhia envolvendo até 6.571.846 papéis, o que representa 6,73 por cento das ações da Light em circulação no mercado. O programa se destina a atender o plano de opções de ações para os empregados da empresa, "de forma que não haja necessidade de emissão de novas ações e consequente diluição dos acionistas".

A recompra será feita a partir de 10 de novembro, e o programa tem prazo de 365 dias, segundo a Light.

(Reportagem de Cesar Bianconi)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host